Mesoterapia – Intradermoterapia Dermoestética

A Mesoterapia, também conhecida como Intradermoterapia, é um procedimento aplicado em tratamentos estéticos. Este procedimento é considerado como: ” invasivo e não cirurgico ou minimamente invasivo”, desde modo além dos médicos, biomédicos e farmacêuticos são os únicos profissionais liberados para realizarem a técnica, conforme as resoluções de cada classe publicado em diario oficial.

Conselho de Farmácia –

Resolução nº 616 do CFF,

RESOLUÇÃO No – 616, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015 Define os requisitos técnicos para o exercício do farmacêutico no âmbito da saúde estética, ampliando o rol das técnicas de natureza estética e recursos terapêuticos utilizados pelo farmacêutico em estabelecimentos de saúde estética.
Estão permitidos a aplicação de toxina botulínica, o preenchimento dérmico, a carboxiterapia, a intradermoterapia/mesoterapia, o agulhamento/microagulhamento estético e a criolipólise.
http://transparencia.cff.org.br/wp-content/uploads/2015/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CFF-N%C2%BA-616-Est%C3%A9tica-%C3%ADntegra.pdf

Conselho Biomedicina –

ATO RESOLUÇÃO Nº. 214, DE 10 DE ABRIL DE 2012.
Dispõe sobre atos do profissional biomédico e, insere-se no uso de substâncias em procedimentos estéticos.
Esse procedimento consiste na aplicação de princípios ativos ( substâncias farmacológicas) através de aplicação de pequenas injeções intradérmicas, em regiões a serem tratadas. Essa técnica é utilizada para resolver diversas patologias no âmbito das disfunções estéticas tais como: celulite,estrias,gordura localizada, emagrecimento, flacidez e indução de colágeno (rejuvenescimento) e minimização de rugas e linhas de expressão.

A frequência das aplicações, assim como a quantidade de sessões irão depender da necessidade individual e podem ser feitas semanal ou quinzenal, com uma média de quatro a dez sessões. a mesoterapia não causa nenhum efeito colateral nos pacientes e, apesar do uso de injeções, não causa grande dor aos que se submetem ao tratamento.
Podem acontecer alguns efeitos secundários, mas somente em pequenos casos, como a presença de coceira, vermelhidão e inchaço nas áreas onde foi feita a aplicação das injeções.
Vale lembrar que apesar de ser um tratamento simples, a mesoterapia é contraindicada para mulheres grávidas , que estejam em período de amamentação, problemas cardíacos, hipertensos, com prótese metálica na região onde seria um possível tratamento, indivíduos co patologias em derme (pele) ou passando por processo alérgico .

1 comentário

Deixe uma resposta